A ausência de oxigénio no leito da ferida, assim como a presença de carga bacteriana são dois fatores que contribuem para a estagnação de feridas crónicas. O fornecimento de oxigénio direcionado ao tecido lesionado usando os dispositivos TWO2 de oxigenoterapia tópica para feridas, provou eliminar microrganismos anaeróbios, aumentar a função leucocitária, reverter a hipoxia localizada e estimular a síntese de colagénio, aumentando a atividade dos fibroblastos e promovendo a angiogénese. A combinação de todos estes fatores, promove a granulação do leito da ferida, formação de tecido de colagénio mais forte e por conseguinte a cicatrização da ferida.

 

O sistema de terapia TWO2 opera aplicando pressão de oxigénio que varia entre 10 e 50 milibar (mb) diretamente no local da ferida num ambiente humidificado e selado. Desta forma, é possível fornecer um gradiente de difusão de oxigénio nos tecidos muito maior, resultando numa maior oxigenação dos mesmos. A natureza cíclica da pressão gera também uma compressão sequencial que reduz o edema periférico e estimula a perfusão no local da
ferida.

Um estudo controlado randomizado demonstrou a eficácia da Terapia de Oxigénio Tópico para Feridas de Pressão Cíclica Multimodal na cicatrização e redução da recorrência de Úlceras de Pé Diabético. A Terapia de Oxigénio Tópica TWO2 demonstrou ser 6 vezes mais provável de cicatrizar a úlcera de Pé Diabético em 12 semanas em comparação com o cuidado standard ideal. TWO2 demonstrou uma cicatrização mais durável com uma taxa de recorrência 6 vezes menor em comparação com o cuidado standard ideal, com apenas 6,7% das úlceras do tratamento ativo vs 40% das úlceras em tratamento placebo a apresentar recorrência aos 12 meses.
Estão também a ser dinamizados casos clínicos juntamente com profissionais de saúde
dedicados à área da viabilidade tecidular em Portugal.

Veja o artigo no nosso site clicando aqui.

 

Referência:

R. G.Frykberg. et. al., “Multinational, Multicenter, Prospective, Randomized, Double-Blinded, Placebo-Controlled Trial to Evaluate the Ecacy of Cyclical Topical Wound Oxygen Therapy TWO2) in the Treatment of Chronic Diabetic Foot Ulcers,” Diabetes Care, vol. 43, no. 3, p.616–624, 2020.
https://aotinc.net/